15 fevereiro 2022

Canonista alerta sobre perigos das redes sociais para os padres

Fotografia Wong Maye-E/AP

DACS com Crux

Antes de uma importante conferência sobre o sacerdócio, o proeminente canonista jesuíta padre Gianfranco Ghirlanda alertou contra os riscos das redes sociais e o apego excessivo às devoções externas, sublinhando a importância do serviço.

Em conversa com o Crux, Ghirlanda disse que a vida espiritual de um padre é essencial para o seu ministério e o maior perigo que vê para uma vida espiritual saudável é o que o Papa Francisco apelidou de “mundanismo espiritual”.

O mundanismo espiritual, disse, significa “esconder-se atrás de formas externas de devoção, correcção litúrgica, ortodoxia até ao amargo fim, de «maneiras sempre correctas», de estar sempre em ordem, mas para proteger a própria busca de segurança e benefício pessoal”.

É uma obsessão por detalhes externos, como botões extravagantes nas mangas de uma camisa e é uma atitude espiritual que “pode levar ao carreirismo, perdendo de vista o facto de que o ministério é um serviço para os outros e não para si mesmo”, afirmou.

Ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, administrada pelos jesuítas, e procurado conselheiro do Vaticano para assuntos canónicos, Ghirlanda falou antes de um grande seminário do Vaticano sobre o sacerdócio programado para decorrer de 17 a 19 de Fevereiro e intitulado “Rumo a uma Teologia Fundamental do Sacerdócio”.

O próprio Ghirlanda irá ministrar uma palestra sobre a “Vida santa dos clérigos: perspectiva teológico-canónica”, no último dia do seminário, que será aberto pelo Papa Francisco a falar  sobre “Fé e o sacerdócio hoje”.

O seminário está a explorar vários aspectos da vida sacerdotal, incluindo o voto de celibato.

O cardeal canadense Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos do Vaticano, disse que o seminário ouvirá várias perspectivas sobre o celibato sacerdotal e o sacerdócio conjugal. No entanto, no passado, defendeu o voto como um dom para a Igreja e um acto de fé e explicou que o debate no seminário não se limitará apenas a esse tópico.

Na sua entrevista ao Crux, Ghirlanda alertou sobre o perigo que a “eficiência” representa para a vida espiritual de um padre, dizendo que se torna um problema quando um padre está “a exercer o ministério como se os efeitos positivos dependessem dos seus próprios esforços e dos meios aplicados, esquecendo-se de que só é eficaz pela acção da graça, ainda que combinada com tudo o que o sacerdote põe à sua disposição”.

“Está a perder de vista que tudo deve ser feito como se dependesse de nós, conscientes de que tudo depende de Deus”, disse ele, citando a passagem bíblica: “Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: «Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».”

Ghirlanda também alertou contra o uso indevido das redes sociais na era digital, dizendo que “podem distrair muito um padre” e “roubar muito tempo desnecessariamente”.

“Não quero demonizar as redes sociais, porque se bem usadas também podem ser uma ferramenta apostólica muito válida”, disse, mas podem levar à “armadilha” do que chamou de curiosidade doentia.

O ecrã, afirmou, “gera uma curiosidade que nunca é satisfeita e, portanto, gera outra curiosidade sobre notícias, informações etc., que nem sempre é necessária”, enquanto uma vida espiritual saudável requer um tempo longe do mundo digital para oração e meditação sobre as Escrituras e a vida de Jesus.

“Às vezes, a intrusão das redes sociais elimina” esse espaço de “silêncio interior” necessário para uma oração genuína, explicou.

Ghirlanda apontou para a natureza hiperpolitizada, polémica e muitas vezes tóxica do discurso público de hoje, especialmente no mundo online, e observou que a própria Igreja não está imune a isto.

“A Igreja e, portanto, os sacerdotes, vivem na história e numa sociedade específica. Infelizmente, o espírito de divisão e polémica também penetra na Igreja”, entre os sacerdotes e também dentro dos institutos religiosos e associados e movimentos eclesiais, disse.

As polarizações, indicou, “são criadas onde todos acreditam que têm a verdade absoluta e não estão dispostos a ouvir os outros”.

Isso, afirmou Ghirlanda, é o que o Papa Francisco denominou de “autoreferencialidade”, que é uma atitude em que “encontro a verdade apenas em mim mesmo e não preciso de nenhuma verificação externa, nenhuma objectificação”.

“Isso fecha todo o diálogo, leva a uma atitude polémica e excludente de outros que não pensam como eu”, o que não é saudável para a vida e para o ministério sacerdotal, explicou.

Na visão de Ghirlanda, o sinal mais forte de uma vida espiritual saudável para um padre “é o serviço, passar a vida inteira ao serviço dos outros, não reservando nada para si mesmo”.

“Claro que isto não é fácil e a busca por implementação é para toda a vida”, afirmou, dizendo que um verdadeiro espírito de serviço “é aquele «deixar tudo» que Jesus pede e que esperamos poder deixar em pelo menos no fim da vida”.

Artigo de Elise Ann Allen, publicado no Crux a 14 de Fevereiro de 2022.