22 março 2022

Santuário de Fátima prepara Acto de Consagração com itinerário

DACS

Este podcast em três passos, publicado até quinta-feira às 12h00, propõe um “tríduo de meditação e oração sobre o Imaculado Coração de Maria, a Consagração e a Paz”.

O Santuário de Fátima iniciou esta segunda-feira a preparação do Acto de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria com o lançamento do itinerário “Abre as tuas mãos à paz”, um podcast que é “uma alternativa” para quem não conseguir acompanhar presencialmente ou através dos meios de comunicação social e digital a oração, o terço das 18h30.

Este podcast em três passos, publicado até quinta-feira às 12h00, propõe um “tríduo de meditação e oração sobre o Imaculado Coração de Maria, a Consagração e a Paz”, proporcionando uma “preparação interior” num momento “particularmente importante na história do conflito em curso”, e vai ficar disponível no website do Santuário, no Facebook e nas plataformas iTunes e Spotify.

O santuário mariano português começou a fazer memória dos actos de consagração “mais relevantes” e que sublinham a “ligação entre a mensagem de Fátima e os Papas”, com publicações online às 10h45 e 18h15. Esta terça-feira são recordados o Papa Pio XII e a Consagração ao Imaculado Coração de Maria.

Nos vídeos memória das consagrações, o Santuário vai recordar o acto realizado pelo Paulo VI, esta quarta-feira, e no dia seguinte lembra a iniciativa do Papa João Paulo II, numa memória deixada pela interpretação da irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

O Papa Francisco convidou os bispos de todo o mundo e seus sacerdotes a unirem-se “na oração pela paz e na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”, que será celebrada no dia 25 de Março, às 16 horas, e decorrerá em simultâneo no Vaticano e na Cova da Iria.

Em Fátima, a celebração será presidida pelo cardeal Konrad Krajweski, esmoler pontifício, enviado especial do Papa Francisco para, em seu nome, fazer a Consagração destes dois países em guerra no leste europeu.

Os bispos portugueses associaram-se ao Acto de Consagração e pediram que “todas as paróquias, comunidades, institutos de vida consagrada e outras instituições eclesiais assumam esta intenção de consagração nas celebrações desse dia”, nomeadamente nas Vias Sacras, nas Eucaristias, na Oração do Rosário e no itinerário ‘24 Horas para o Senhor’, que se inicia na tarde de 25 de Março.