Arquidiocese de Braga -
27 abril 2022
Igreja Católica no México tenta seguir o caminho sinodal
DACS com La Croix International
Conferência Episcopal Mexicana organiza o primeiro “encontro eclesial” do país, reunindo bispos, sacerdotes e leigos para “construir uma Igreja mais sinodal”.
Os líderes da Igreja apelidaram o encontro único, que iniciou na segunda-feira, um “espaço nacional de proximidade, diálogo e trabalho pastoral”.
Disseram que o objectivo do encontro de uma semana é reunir “leigos, homens, mulheres, membros da vida consagrada, bispos, sacerdotes, diáconos e seminaristas” para construir uma “Igreja melhor e um país melhor”".
Os bispos disseram que o evento é especialmente importante durante este período de “crise antropológica e cultural” que o país está a enfrentar.
“A Igreja no México, em movimento, quer procurar novas maneiras de resolver os problemas emergentes do nosso país no contexto da pandemia que vivemos”, disseram.
“Reunimo-nos para nos ouvirmos e dialogarmos juntos, partilhando o sonho de sermos uma Igreja melhor e um país melhor”, sublinharam os líderes espirituais católicos.
Responsáveis por construir em conjunto
D. Ramón Castro Castro de Cuernavaca, que actua como secretário-geral da CEM, disse que ele e os seus confrades têm uma “grande responsabilidade” de “continuar a construir juntos uma Igreja mais sinodal”.
Num discurso gravado em vídeo, o prelado de 66 anos disse que isto é ainda mais urgente numa “cultura do descarte que leva à negação da primazia do ser humano e da sua dignidade”.
O encontro começou na segunda à noite com uma celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, presidiu à liturgia.
O italiano de 67 anos esteve no México para um evento que marca o 30º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o país latino-americano.
Processo sinodal em escala continental
Ao longo da semana, grupos de debate – tanto presenciais, como online – abordaram vários temas como a violência no México, a pandemia de COVID-19 e a guerra no mundo.
A síntese das discussões de cada dia de trabalho será compilada na sexta-feira numa conclusão geral.
O encontro nacional da Igreja Mexicana faz parte de um processo sinodal que começou há cinco meses em toda a América Latina.
O CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) organizou a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe em Novembro passado, também na Cidade do México, que reuniu mil participantes. Cerca de 40% eram leigos.
Esta última iniciativa a nível nacional também responde aos desejos expressos pelo Papa Francisco durante a sua visita ao México em Fevereiro de 2016, quando exortou os bispos do país a desenvolverem “um plano pastoral confiável e qualificado”.
Artigo de Juliette Paquier, publicado no La Croix International a 27 de Abril de 2022.
Partilhar