13 maio 2022

O “efeito Alzheimer” com os outros refugiados

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Mais de 82,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar as suas casas por causa de uma das 25 guerras abertas ou algum tipo de perseguição, segundo a ACNUR.

Uma casa está em chamas, pouco a pouco está a cair aos pedaços. Os seus habitantes correm, fogem dos tiros, daqueles que chegam com metralhadoras e facas a cortar cabeças, literalmente. A família separa-se. Alguns procuram refúgio na floresta, vagueando com fome e sede. É assim por vários dias.

Uma semana depois, alguns ainda estão desaparecidos, outros ainda estão escondidos na selva porque a sua vida na cidade foi-lhes retirada por terroristas; também decapitaram um dos filhos. Francisco, mais conhecido como “Chico”, sobreviveu e por isso pode contar tudo à Ajuda à Igreja que Sofre. Com mais de 50 anos, está deslocado dentro do seu próprio país, Moçambique, por causa da guerra.

A 3.000 quilómetros dali, também se ouvem tiros. É Tigray, na Etiópia. O que apenas se percebe, além das fronteiras deste país, é o rosto de crianças órfãs ou abandonadas e desnutridas, ou mães que choram porque perderam os seus filhos. Consequências de um “claro conflito entre as forças do governo e os Tigrinya”, de que só alguns poucos falam, por exemplo, as Manos Unidas, que vêm sempre em socorro quando parece que os fundos estão a acabar.

Interesses globais

Sim, existem outros cenários de guerras – estima-se que existam cerca de 25 activas – aos quais se somou a Ucrânia, desde 2014 com a guerra de Donbass, embora pareça que tudo começou há dois meses com a nova invasão russa que chocou o Oeste.

Síria, Iémen, Etiópia, Moçambique, Mianmar, Nigéria, República Democrática do Congo, Mali, Níger, Chade, Líbia, Somália, Camarões, República Centro-Africana, Haiti... São esses os outros países onde todos os dias caem bombas, onde o sangue é derramado e os exilados se multiplicam. Conflitos esquecidos num mapa demográfico ignorado que muda a cada segundo com aqueles que fogem para se salvar.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) estima que mais de 82,4 milhões de pessoas em todo o mundo – segundo dados do final de 2020 – foram forçadas a fugir das suas casas, com tudo o que isso implica, incluindo a exploração laboral e sexual das redes de tráfico e do mercado internacional de armas disfarçado. Mas, além da sua condição de apátridas, são testemunhas e vítimas de lutas pelo poder que, em nenhum caso, respondem apenas a querelas internas, mas têm interesses globais.

Clara Pardo, presidente da plataforma eclesial Manos Unidas, não consegue tirar da cabeça a crise na Etiópia. “Meio milhão de pessoas morreram de guerra ou fome causadas indirectamente por confrontos que se tornaram comuns”.

Conflitos abertos

Antonio Alonso, professor de Relações Internacionais da CEU San Pablo University, também investiga esses conflitos negligenciados. Ele situa-os, sobretudo, em duas coordenadas: “No continente africano e no espaço eurasiático, puxando para o sul do Cáucaso e a Ásia Central”.

O porta-voz da Ajuda à Igreja que Sofre, Josué Villalón, por sua vez, cita o conflito no Iémen, “da qual se sabe muito pouco, e o pouco que se sabe é de tremenda gravidade, com grandes fomes de emergência”.

Os três também coincidem em destacar o horror da Síria, que já dura há onze anos, assim como o Afeganistão, uma tragédia ainda não resolvida, e a incerteza que povoa a região do Sahel com o avanço do jihadismo. Assim, pode contar-se com “cerca de uma centena de conflitos que ainda estão abertos em todo o mundo”, como reconheceu Ana Muñoz, porta-voz das Missões Salesianas.

Embora tenham características próprias de cada região e das feridas históricas e culturais que carregam, em muitos casos enquadram-se nos padrões típicos dos conflitos armados convencionais.

Seja uma invasão, uma guerra civil, extermínios étnicos ou qualquer outra forma violenta de subjugar um povo, revelam uma amálgama de motivos políticos e económicos, infelizmente sobrepostos a argumentos religiosos.

Controlo da riqueza

“São disputas de poder que respondem à questão de quem tem o controlo, quem tem a chave, por exemplo, das riquezas naturais”, explica o professor Alonso.

Nesse sentido, aponta para os países da faixa central da África e cita grupos jihadistas como o ISIS e a Al Qaeda como motores da violência.

Sobre eles, afirma que “respondem a uma ideologia e se escondem atrás dela para provocar uma série de ataques que, em suma, perseguem o fim do dinheiro e o controlo territorial”.

Tampouco hesita em citar o esforço para controlar as riquezas nativas, como petróleo, coltan ou gás.

Villalón detalha que esses confrontos que buscam benefícios supranacionais de dominação e exploração são conhecidos como “terras raras”.

“São tipos de minerais muito escassos no planeta e essenciais, sobretudo, para o fabrico de microchips e tecnologia avançada”. E, aludindo à guerra na Ucrânia, aponta como “as grandes potências, como os Estados Unidos ou a Rússia, entre outras, usam esses campos de batalha porque são a chave para o presente e o futuro de certos sectores muito estratégicos da economia e da indústria. Para ver quem controlará o mundo amanhã”.

Vilas e cidades devastadas, pessoas presas entre mísseis e escombros, mortes, famílias divididas, vidas subterrâneas... Rostos que gritam de dor, desamparo, homens e mulheres forçados a recomeçar do zero, carregando apenas lembranças, crianças agarradas aos seus ursos de pelúcia.

As imagens da Ucrânia com as quais alguém se solidarizou durante essas semanas são idênticas às que não foram vistas nessas outras latitudes. Facto que levou a Igreja, liderada pelo Papa Francisco, a denunciar o risco de rotular as guerras e os refugiados como de primeira e segunda categoria.

Artigo de Glaisys Carbonell, publicado em Vida Nueva Digital a 13 de Maio de 2022.