18 maio 2022

Arcebispo de 97 anos diz que acha que a Igreja está a crescer secretamente na Coreia do Norte

DACS com Crux

O arcebispo Victorinus Youn Kong-hi, 97, ex-líder da Arquidiocese de Gwangju, Coreia do Sul, fez as observações num livro publicado recentemente sobre a história da igreja norte-coreana.

Um dos clérigos mais importantes da Coreia do Sul acredita que a Igreja Católica na Coreia do Norte comunista está a crescer, embora os católicos vivam escondidos e sofram perseguição.

O arcebispo Victorinus Youn Kong-hi, 97, ex-líder da Arquidiocese de Gwangju, Coreia do Sul, fez as observações num livro publicado recentemente sobre a história da igreja norte-coreana, informou a UCA News.

“The Story of the North Korean Church” é um livro abrangente em língua coreana sobre a história da Igreja Católica na parte norte da Península Coreana, baseado em oito entrevistas com o arcebispo no ano passado.

O escritor Kwon Eun-jung escreveu o livro patrocinado pelo projecto Registos de História Oral Católica para a Paz na Península Coreana do Instituto Católico para a Paz no Nordeste da Ásia, um órgão sob a Diocese Católica de Uijeongbu, informou um portal de notícias coreano a 13 de Maio.

No livro, clérigo, que nasceu numa área hoje coberta pela Coreia do Norte, deu testemunhos vívidos de como a igreja prosperou no território antes da península coreana ser dividida entre o sul democrático e o norte comunista e a erupção da guerra coreana.

Os missionários distribuíram remédios a pessoas pobres que precisavam de atendimento médico, fundaram escolas e realizaram outras obras de caridade para apoiar os católicos locais, que eram pobres, mas muito entusiasmados, afirmou.

O arcebispo lembrou como o clero católico, religiosos e leigos foram dominados pelo medo quando as forças comunistas atacaram as igrejas quando a guerra eclodiu em 1949.

À meia-noite de 9 de Maio de 1949, um sino de emergência inesperado tocou no mosteiro e seminário beneditino de Tokwon, perto de Wonsan. O abade-mor, nascido na Alemanha, D. Boniface Sauer, foi arrastado pelos comunistas, recordou o arcebispo, que na altura estudava no seminário.

Estas foram as últimas palavras do abade aos alunos antes de ser levado: “Como o Senhor chamou, e como o Senhor fez, devemos ir para a morte com incontáveis ​​mártires. Agora, eu peço-vos que continuem este lugar sem mim. Voltem e descansem em paz. Vamos encontrar-nos no Céu”.

O abade foi posteriormente martirizado numa prisão norte-coreana. A UCA News disse que, devido à sua longa barba branca, monges identificaram-nos entre dezenas de corpos e enterraram-no num cemitério.

Quatro dias após o ataque, os comunistas expulsaram 26 monges do mosteiro e 73 seminaristas. Partiram sem nenhum objecto sagrado, incluindo mantos, rosários ou até mesmo um livro. O mosteiro e o seminário fecharam devido à guerra e perseguição aos cristãos.

Relatos não confirmados dos média sugerem que as estruturas ainda hoje existem.

O fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 viu o Japão deixar a Coreia após décadas de colonização. No dia da libertação, o povo queria tocar os sinos para expressar a sua alegria, mas muitos não o fizeram.

“Não me lembro de ter ouvido o sino para anunciar a alegria da libertação naquele dia. Isto porque, no fim da guerra, os imperialistas japoneses retiraram todo o metal”, lembrou Youn, então estudante de filosofia no seminário.

No entanto, a alegria da libertação durou pouco, pois os comunistas assumiram a Coreia do Norte e confiscaram todas as propriedades da igreja antes de desencadearem um reinado de perseguição sistemática.

Youn disse que ele e o bispo Daniel Tji Hak Soun escaparam do norte para o sul e chegaram a Seul a 17 de Janeiro de 1950, onde compraram chocolate e leite.

“Sentimos o ar da liberdade”, lembrou.

Depois de se mudar para o Sul, disse o arcebispo, visitou a Coreia do Norte para ver toda a sua família. Assim como ele, Tji Hak também visitou o seu irmão e irmã durante uma reunião na capital norte-coreana em Pyongyang em 1985.

Youn nasceu em 1924 numa família católica em Jinnampo de Hwanghae, hoje parte da Coreia do Norte. Foi ordenado sacerdote a 20 de Março de 1950.

Em Janeiro de 1951, foi nomeado capelão do campo para refugiados de guerra da ONU em Busan.

Youn estudou teologia em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana e na Pontifícia Universidade Gregoriana de 1957 a 1960.

Em 1963, tornou-se o primeiro bispo da Diocese de Suwon. Foi nomeado arcebispo de Gwangju em 1973 e serviu até 2000. Também foi presidente da Universidade Católica de Gwangju de 1973 a 2010.

Foi ainda presidente da Conferência Episcopal da Coreia de 1975 a 1981.

O arcebispo nonagenário disse que a publicação do livro tornou o seu sonho realidade. Afirmou que não pode fazer nada pela igreja norte-coreana além de rezar pela paz.

Acredita que a “igreja está a crescer escondida, assim como as árvores do seminário de Tokwon”.

“As árvores brotam novos brotos em cada galho a cada ano. Tal como elas, os católicos que estão escondidos em algum lugar do Norte também estão a crescer”, afirmou.

Artigo de Catholic News Service, publicado no Crux a 17 de Maio de 2022.