6 julho 2022

Papa Francisco: mulheres terão algo a dizer na nomeação de bispos

Fotografia Reuters

DACS com Reuters

“Duas mulheres serão nomeadas pela primeira vez para o comité para eleger bispos na Congregação para os Bispos”, revelou.

O Papa Francisco disse que quer dar às mulheres mais cargos de alto nível na Santa Sé e revelou que, pela primeira vez, nomearia mulheres para um comité do Vaticano anteriormente exclusivamente masculino que o ajuda a seleccionar os bispos do mundo.

O papel das mulheres na hierarquia do Vaticano foi um dos muitos tópicos da Igreja e internacionais que o pontífice de 85 anos discutiu numa entrevista exclusiva à Reuters na sua residência no Vaticano a 2 de Julho.

Uma nova constituição para a administração central da Santa Sé, que entrou em vigor no mês passado, permite que qualquer católico baptizado, incluindo homens e mulheres leigos, lidere a maioria dos departamentos do Vaticano.

“Estou aberto a dar (às mulheres) uma oportunidade”, afirmou na parte da entrevista de 90 minutos que discutiu a nova constituição para a administração central, conhecida como Cúria.

Mencionou que no ano passado, pela primeira vez, nomeou uma mulher para o cargo número dois no governo da Cidade do Vaticano, tornando a Irmã Raffaella Petrini a mulher do mais alto escalão no menor estado do mundo.

A medida, que não foi anunciada oficialmente, é altamente significativa porque as mulheres pela primeira vez terão voz na nomeação dos bispos do mundo, que são todos homens.

“Desta forma, as coisas estão a abrir-se um pouco”, afirmou.

Nova Constituição

Francisco não nomeou as mulheres nem disse quando a sua nomeação seria anunciada oficialmente.

Os membros do comité, que agora é formado por cardeais, bispos e padres, geralmente reúnem-se duas vezes por mês em Roma.

No mês passado, o cardeal irlandês-americano Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, brincou que, com a promulgação da nova constituição, provavelmente seria o último clérigo a liderar esse departamento.

Questionado sobre qual outro departamento do Vaticano poderia ser liderado por um leigo ou leiga, Francisco sugeriu que poderiam incluir o departamento de Educação e Cultura Católica e a Biblioteca Apostólica. São actualmente liderados por clérigos do sexo masculino.

Francisco já nomeou várias mulheres, tanto freiras quanto leigas, para os departamentos do Vaticano.

No ano passado, nomeou a freira italiana Alessandra Smerilli para a posição número dois no gabinete de desenvolvimento do Vaticano, que lida com questões de justiça e paz.

Além disso, Francisco nomeou Nathalie Becquart, membro francesa das Irmãs Missionárias Xaviere, como co-subsecretária do Sínodo dos Bispos, que prepara as grandes reuniões dos bispos mundiais realizadas a cada alguns anos.

As mulheres leigas que já ocupam cargos importantes no Vaticano incluem Barbara Jatta, a primeira directora dos Museus do Vaticano, e Cristiane Murray, vice-directora da Sala de Imprensa do Vaticano. Ambas foram nomeadas por Francisco.

Artigo de Philip Pullella, publicado em Reuters a 6 de Julho de 2022.