1 setembro 2022

Qual é o legado do Cardeal Martini?

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Este 31 de Agosto marcou o décimo aniversário da morte do Arcebispo de Milão, que colocou as Escrituras nas mãos do povo.

“A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos”. Este versículo do Salmo 119 é o epitáfio no túmulo do cardeal Carlo Maria Martini, o arcebispo jesuíta de Milão. No chão de uma capela no imponente Duomo estão os restos mortais deste cardeal universal que morreu há dez anos. Mas quem foi o Cardeal Martini?

No seu funeral, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem na qual recordava o “generoso e fiel pastor da Igreja, o incansável servidor do Evangelho e da Jerusalém celeste”, enaltecendo o seu espírito de encontro e diálogo com todos, a sua caridade profunda, atento a todas as situações difíceis para ser portador de esperança.

“Ele soube ensinar aos crentes e aos que buscam a verdade, que a única Palavra digna de ser escutada, aceite e seguida é a de Deus, porque indica a todos o caminho da verdade e do amor”, assinalou o Papa, elogiando o seu compromisso de estar “atento a todas as situações, especialmente às mais difíceis, perto, com amor, para com aqueles que se encontram na confusão e no desânimo, na pobreza e no sofrimento”.

Um estudioso da Bíblia

Carlo Maria Martini nasceu na cidade italiana de Turim em 1927 e aos 17 anos foi para o noviciado jesuíta em Cuneo. Depois de professar, vai estudar filosofia na Faculdade de Filosofia Aloisianum (pertencente à Companhia) em Gallarate, Varese – norte de Milão – e teologia na Faculdade de Chieri, perto de Turim. O arcebispo desta cidade, o cardeal Maurilio Fossati, ordená-lo-ia sacerdote em 13 de Julho de 1952.

Continuaria os seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Voltaria a Chieri como professor e no caminho de volta a Roma formar-se-ia em Sagrada Escritura com as melhores notas no Pontifício Instituto Bíblico em 1966. Seria decano e reitor desse centro de 1969 a 1978. Nesse ano seria nomeado reitor da Gregoriana. Nestes anos, destacam-se algumas das suas publicações, como o seu comentário aos Actos dos Apóstolos, além de diversas publicações científicas. Também se tornaria conhecido como pregador dos Exercícios Espirituais e activista do diálogo ecuménico e da aproximação com o mundo judaico. Tanto que Paulo VI o convidou para pregar os exercícios espirituais da Cúria Romana.

Um arcebispo de Milão

João Paulo II nomeou-o a 29 de Dezembro de 1979 Arcebispo de Milão, tradicionalmente considerada a maior diocese do mundo. Assim, directamente, sem dioceses intermediárias. O próprio Papa polonês ordenou-o bispo no dia da Epifania. A 10 de Fevereiro, tomou posse da cátedra do Duomo milanês, sucedendo ao cardeal Giovanni Colombo. Pouco depois, a 2 de Fevereiro de 1983, foi criado cardeal.

Desde a sua primeira carta pastoral procurou aproximar a Palavra de Deus dos fiéis através da “Lectio divina” para potencializar a “dimensão contemplativa da vida”. Em 1986, criou escolas especiais para promover o compromisso social e político dos cristãos num momento em que Milão vivia os principais anos do terrorismo italiano – com efeito, militantes radicais entregaram um arsenal de armas ao próprio arcebispo. Também abriu a catedral aos não crentes nas suas sessões de “Questões de fé”, organizou o 47º Sínodo Diocesano e em 2000 recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.

Martini, durante os seus 23 anos de Episcopado, tornou-se uma das personalidades mais conhecidas. Participou em numerosas assembleias do Sínodo dos Bispos e foi presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias de 1986 a 1993.

Rumo a Jerusalém

Depois de se aposentar, em 2002, retirou-se para Jerusalém para continuar a estudar a Bíblia e aumentar os seus momentos de oração pela paz e reconciliação na terra de Jesus. Residiu no Instituto Bíblico, com algum tempo numa casa jesuíta na Itália. Publicou lá os seus últimos estudos de exegese e um grupo de peregrinos milaneses parabenizou-o pelo seu aniversário.

A evolução da doença de Parkinson obrigou-o a regressar a Itália em 2008 e instalou-se finalmente em Gallarate, onde os jesuítas tinham reconvertido parte da sua antiga faculdade numa residência para irmãos mais velhos e doentes.

A comunidade acompanhou-o e manteve algumas publicações, incluindo colaborações em alguns jornais italianos. Faleceu no local a 31 de Agosto de 2012, precisamente há dez anos.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 31 de Agosto de 2022.