1 setembro 2022

Sínodo: canteiros abertos em Itália

Fotografia DR

DACS com Famiglia Cristiana

Resumo do primeiro ano de trabalho apresentado. A CEI, que cruza o seu caminho com o do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, fala de prioridades em torno dos temas do estrada e da vila, da hospitalidade e do lar e dos diáconos e da formação espiritual.

Uma síntese da fase diocesana do Sínodo Universal e uma visão geral do primeiro ano do Caminho que a Igreja italiana irá realizar até 2025. A presidência da CEI, que em 15 de Agosto entregou estas primeiras conclusões ao Secretariado Geral da Sínodo dos Bispos, decidiu publicá-los nos sites https://camminosinodale.chiesacattolica.it e https://www.chiesacattolica.it.

O ano de 2021-2022, recorda o comunicado da CEI, “foi dedicado à escuta e à ampla consulta do Povo de Deus. Este primeiro passo foi harmonizado, a pedido dos Bispos, com o Caminho Sinodal das Igrejas em Itália, que está a ser cada vez mais relevante para os vários territórios com propostas e projectos”. Este caminho italiano que se entrelaça com o universal, lembra ainda a CEI, “será estruturado em três etapas: a fase narrativa (2021-2022 e 2022-2023); fase sapiencial (2023-2024); fase profética (2025)”.

Da síntese emerge um amplo envolvimento do povo de Deus e dos “mundos da política, das profissões, das escolas e das universidades”, dos “do sofrimento e do cuidado” envolvendo situações de “solidão e marginalização”. A CEI não esconde as perplexidades que acompanharam o início da primeira fase do Sínodo, mas destaca que as Igrejas locais fizeram tudo o possível para superar “individualismos, cepticismos e barreiras, e puseram-se ao caminho: foi criado um Grupo de coordenação, foram formados cerca de 50.000 grupos sinodais, com os seus facilitadores, numa participação total de meio milhão de pessoas”. No total, 400 referentes diocesanos, com as suas equipas, coordenaram o trabalho, compilando 200 sínteses diocesanas e 19 de outros grupos num total de 1.500 páginas.

“Não falamos simplesmente de sinodalidade, mas vivemo-la”, lê-se na síntese, “tendo em conta também os esforços inevitáveis: no trabalho da equipa diocesana – sacerdotes, diáconos, leigos, religiosos e religiosas juntos, jovens e adultos, e com a participação do Bispo –, no acompanhamento discreto e solícito das paróquias e das realidades envolvidas, na criatividade pastoral posta em movimento, na capacidade de planear, verificar, recolher, devolver à comunidade” foi feita uma experiência “entusiasmante e geradora para aqueles que aceitaram correr o risco de se envolver nela: em muitos contextos, contribuiu para revitalizar as organizações de participação eclesial, ajudou a redescobrir a corresponsabilidade que advém da dignidade baptismal e permitiu a possibilidade de superar uma visão de Igreja construída em torno do ministério ordenado para avançar para uma Igreja «totalmente ministerial», que é uma comunhão de carismas e ministérios diversos”.

O documento desdobra-se em dez “núcleos”: escuta, acolhimento, relação, celebração, comunicação, partilha, diálogo, lar, passagens de vida e métodos que permitem identificar algumas prioridades. O documento define-os como “canteiros sinodais”: “o da estrada e da vila (escuta dos mundos vitais), o da hospitalidade e do lar (a qualidade das relações e das estruturas eclesiais) e o das diaconias e da formação espiritual”. Cada Igreja local poderá adaptar livremente estas prioridades à sua própria realidade e acrescentar “uma quarta que valorize uma prioridade resultante do caminho percorrido ao longo do primeiro ano”.

A imagem do canteiro foi escolhida para lembrar, explica a síntese, “a necessidade de um trabalho que perdure no tempo, que não se limite à organização de eventos, mas que vise a realização de percursos de escuta e vivências da sinodalidade vivida, cuja releitura é o ponto de partida para as fases subsequentes do caminho sinodal nacional”.

Artigo de Annachiara Valle, publicado em Famiglia Cristiana a 20 de Agosto de 2022.