Arquidiocese de Braga -

13 setembro 2022

Matrimónio ajuda as relações a durarem, mostra investigação

Fotografia Conferência Episcopal da Irlanda

DACS com The Tablet

Com a Irlanda no meio de uma grave crise imobiliária, a capacidade de comprar uma casa foi sinalizada por casais mais jovens como uma das principais pressões que enfrentam.

\n

Uma nova investigação promovida pelo Accord, um serviço católico de cuidados matrimoniais, mostrou que a maioria dos casais acredita que o matrimónio contribui para a longevidade das relações.

A investigação, da Amárach Research, descobriu que, em geral, as pessoas que vivem numa relação como casal na Irlanda classificam a sua relação em geral e o seu bem-estar pessoal como bastante altos.

Setenta e cinco por cento dos entrevistados classificaram a qualidade da sua relação como alta, com menos de dez por cento das pessoas a avaliar mal a qualidade da sua relação.

Cinquenta e seis por cento dos casais disseram que o matrimónio ainda é importante para a longevidade das relações. Vinte e três anos foi a média de tempo juntos como casal entre os inquiridos.

O grupo demográfico que classificou a sua satisfação com a relação de forma mais alta corresponde a pessoas com mais de 55 anos e que estão numa relação há mais de 30 anos.

No geral, as classificações das relações foram muito positivas, com quase noventa por cento dos casais a classificar o nível de confiança na sua relação como muito forte, oitenta por cento a classificar a sua felicidade na relação como muito forte e mais de setenta por cento a classificar a sua qualidade de comunicação dentro da sua relação como muito forte.

Outra descoberta importante mostrou que oitenta e um por cento das pessoas concordam que o dinheiro e as pressões financeiras são a fonte mais significativa de pressão para os casais hoje em dia.

Sem surpresa, com o país no meio de uma grave crise imobiliária, a capacidade de comprar uma casa foi sinalizada por casais mais jovens como uma das principais pressões que enfrentam.

A investigação também mostrou que mais de um terço dos entrevistados recomendaria o Accord para aqueles que enfrentam problemas num casamento ou relação.

O Accord pediu à Amárach Research uma investigação com 700 adultos que viviam como parte de um casal em Maio de 2022. As descobertas foram divulgadas durante uma reunião especial.

Os facilitadores, conselheiros e clérigos do Accord reuniram-se no St. Patrick's College, em Maynooth, no último fim-de-semana para comemorar o 60º aniversário do Accord.

O Accord é um serviço que ajuda os noivos a prepararem-se para o casamento sacramental, além de apoiar os casais quando surgem dificuldades na sua relação, fornecendo aconselhamento e apoio profissional.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 13 de Setembro de 2022.