17 fevereiro 2023

Desafios para a evangelização

Fotografia CMAB

O Conquistador

Pe. Manuel Faria, Equipa Missionária Salama!

Nesta Igreja ministerial de Moçambique preparamos uma Assembleia Nacional de Pastoral, a realizar em Nampula no próximo mês de Maio.

Na Diocese de Pemba começamos nestes mês de Fevereiro o ano Pastoral com um Conselho Diocesano de pastoral, onde o Bispo D. António Juliasse quer ser um bom pastor a fazer caminho sinodal com o seu povo, para que a nova evangelização possa ser devidamente inculturada na realidade deste povo macua.

Neste desafio para a missão, escutamos no acolhimento da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude na nossa Arquidiocese de Braga o nosso bispo auxiliar, D. Nuno Almeida, desafiar os Jovens da JMJ a levar «alegria e sabor do Evangelho aos lugares mais difíceis, às pessoas mais distantes». Assim fazemos missão na longínqua ou distante Diocese de Pemba.

Afirmou que os jovens são o sal e a luz, ou seja, “a alegria e o sabor do Evangelho”; “Se a luz ou o sal permanecerem fechados não servem para nada. Permanecer isolado num recipiente, fechado no saleiro não serve para nada; Um cristão, uma Igreja isolada do mundo não podem ser nem sal nem luz”. A Missão de Ocua, nesta pobre e bela diocese de Pemba, é na verdade um bom lugar para colocar em prática este desafio profético.

Também o Papa Francisco disse também aos jovens nestes dias: "Sabemos que vivemos um tempo difícil, mas é precisamente nesta realidade que todos nós, especialmente
os jovens, somos chamados a unir forças para tecer redes do bem, para difundir a luz que vem de Cristo e do seu Evangelho.

Desde o início do seu pontificado o Papa convida-nos a sair em missão, buscar, procurar, curar feridas. A Igreja é um hospital de campanha onde os “soldados” feridos nas batalhas são curados. Somos uma Igreja viva e cheia de Misericórdia.

Sentimos na missão de Ocua que tudo nos deve conduzir por uma audaz evangelização, tanto as dores, cruzes, tribulações, lágrimas, como também as alegrias, a glória, a transfiguração e superação das misérias.

Sabemos que Deus Pai não é indiferente às nossas dores, pelo contrário, Ele vê, ouve e conhece nossos sofrimentos, e escuta os nossos sonhos e abençoa a nossa missão.

Dom António Juliasse, o nosso Bispo de Pemba (Cabo Delgado, norte de Moçambique) fala de desafios e dificuldades da Diocese neste momento, após 5 anos de conflitos: “Assiste-se a uma situação difícil e de sofrimento, e que a Igreja tenta apoiar”, com auxílio de outras dioceses.

Também é modo de colaboração na missão o contributo penitencial (destinado ao Fundo Partilhar com Esperança e Paróquia de Ocua – Pemba). É um desafio missionário, que vem ao encontro das necessidades mais urgentes da Igreja local ou universal.

Unidos ao nosso Pastor, José Cordeiro, “desejamos uma santa Quaresma e uma fecunda Páscoa, na esperança de que juntos continuemos a sonhar uma Igreja missionária samaritana sinodal, cheios de alegria e entusiasmo”. Bem-haja a todos aqueles que se entregam e dão um pouco de si para a missão da Igreja.

Artigo publicado no Jornal O Conquistador de 17 de fevereiro de 2023.