Arquidiocese de Braga -

25 junho 2023

Procissão em honra de S. João Baptista aponta à JMJ Lisboa 2023

Fotografia DM

Jorge Oliveira-DM

Milhares de pessoas acompanharam cortejo religioso

\n

Um quadro alusivo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com réplicas da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, destacava-se ontem na procissão em honra de São João Baptista, que saiu às ruas de Braga sob intenso calor. 

Levadas por um grupo de jovens, as réplicas dos símbolos da JMJ Lisboa 2023 seguiam à frente dos quadros bíblicos, apontando para o grande encontro de jovens com o Papa Francisco, de 1 a 6 de agosto em Lisboa.

Presidido pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, o cortejo religioso saiu com dez andores e várias dezenas de figurantes, numa manifestação de fé e devoção a S. João Baptista. 

Milhares de pessoas participaram e acompanharam este que é um dos principais momentos religiosos e de maior visibilidade das festas sanjoaninas. A procissão contou também com a Banda de Música de Cabreiros, a Banda Musical de Fajões, os membros dos carros do Cortejo Sanjoanino (Carro das Ervas, Carro do Rei David e Carro dos Pastores), membros da Associação da Associação das Festas de São João de Braga, entidades militares, civis e autárquicas, nomeadamente o presidente da Câmara de Braga e vereadores.

Nesta procissão vão os andores de S. João Baptista e de outros santos do mês de Junho como Santo António, São Luís Gonzaga, São Paulo, São Paio, S. Pedro, o andor do Sagrado Coração de Jesus e os andores dos padroeiros da cidade de Braga: São Geraldo, Nossa Senhora da Torre, Nossa Senhora do Sameiro e São João.

Para D. Roberto Rosmaninho Mariz, recentemente nomeado bispo auxiliar do Porto, esta foi a última vez que participou na procissão como representante do Cabido da Sé Primacial de Braga na Associação de Festas de S. João de Braga.

Ao Diário do Minho, o ainda presidente da Assembleia Geral da Associação das Festas de S. João referiu que desempenhou a sua missão com «todo o gosto e agrado» juntamente com toda a equipa da Associação de Festas em prol da dignificação das festas sanjoaninas. «Ficam saudades na amizade e na alegria, depois daquilo que se foi construindo, relacionando com toda a equipa da Associação de Festas, na parque cultural, recreativa, cívica e religiosa», disse.

No final da procissão houve o momento da despedida a São João Baptista, na Sé Primacial.


S. João Baptista aclamado a caminho da Sé

Uma multidão de gente, de várias idades e provenientes de várias localidades do concelho de Braga e de outros concelhos vizinhos e regiões do país, inundou o centro da cidade de Braga, na tarde de ontem, para ver a aclamação da imagem de São João Baptista com milhares de pétalas de flores.

A “Aclamação das Flores” é um dos momentos mais altos das festas sanjoaninas de Braga pela sua beleza, colorido e significado, envolvendo várias gerações que, assim, demonstraram a sua devoção ao santo popular. 

O lançamento das milhares de pétalas de flores acontece durante a transladação da imagem de São João Baptista da igreja de São João do Souto para a Sé Primacial, com acompanhamento de banda musical e membros da autarquia e Associação de Festas.  O Largo do Paço foi um dos locais onde se concentrou mais gente para assistir a este momento que antecede a procissão em honra de São João Baptista e onde foi entoado o hino do santo pelo Orfeão de Braga. Entre a multidão não faltava quem procurasse o melhor ângulo para registar este momento através de telemóveis e máquinas fotográficas. Foi o caso de Carlos Fernandes, emigrado no Canadá, que nunca tinha assistido à Aclamação das Flores.

«Foi muito bonito. Tinha visto no YouTube, mas ao vivo é diferente, sente-se uma grande emoção», disse ao Diário do Minho.

Carlos Fernandes, natural da Póvoa de Lanhoso, vai agora partilhar as imagens e fotografias. com familiares e amigos que estão no Canadá. Só ainda não decidiu se envia já esses registou ou espera até regressar ao país de acolhimento.

Chegado à Sé Primacial, a imagem de S. João Baptista integrou a solene procissão que saiu com dez andores e várias dezenas de figurantes integrados em quadros bíblicos.


© DM


Relacionadas