Arquidiocese de Braga -
5 agosto 2025
53ª Semana Nacional de Migrações

Obra Católica Portuguesa de Migrações
A Obra Católica Portuguesa de Migrações convida à participação ativa de toda a Igreja nas atividades e celebrações
Neste ano jubilar, a 53ª Semana Nacional de Migrações irá realizar-se de 10 a 17 de agosto , com o tema do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado – DMMR de 2025. «Migrantes: missionários de Esperança».
Na mensagem pontifícia, publicada recentemente o Santo Padre Leão XIV recorda-nos: “O Catecismo da Igreja Católica ensina que: «A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens» (nº 1818). E é certamente a busca da felicidade – e a expectativa de a encontrar em outro lugar – uma das principais motivações da mobilidade humana contemporânea.”
Diante desta verdade e da complexa realidade mundial, a que somos chamados enquanto agentes pastorais? Como envolver as comunidades cristãs nesta Esperança teologal? Como testemunhar o Evangelho: da família exilada e itinerante (Lc2, 7-15), da Hospitalidade (cf. Mt25, 35)?, da atenção, proteção e cuidado ao jeito do Bom Samaritano (Cf. Lc10, 25-35)?, da Visitação (Lc 1, 39-80)? Como ser instrumento e fermento do reino de fraternidade, justiça e paz? Como ajudar os migrantes a tomarem consciência de que são missionários de esperança nos países que os acolhem? Como acompanhar a Fé em terra estrangeira, entre diversos povos? Como têm sido acolhidas nas comunidades as orientações para uma pastoral intercultural? Responder a estas questões é renovar o compromisso com os valores evangélicos e princípios da Doutrina Social da Igreja.
Além da reflexão pessoal e comunitária venho por este meio convidar migrantes e autóctones a participar na Peregrinação dos Migrantes e Refugiados ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto, presidida por D. Joan Enric Vives i Sicília, arcebispo emérito de Urgell – Andorra.
Aos sacerdotes e equipas litúrgicas venho solicitar que no domingo, dia 17 de agosto, celebrem com a comunidade a Eucaristia em ação de graças pelos migrantes e pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos. Ofertório é consignado à Pastoral da Mobilidade Humana.
Apelo às comunidades na Diáspora que se associem a esta jornada de solidariedade, cientes da diversidade geográfica e ritmos litúrgicos das comunidades deixamos ao critério de cada uma a escolha da data para a celebração da Jornada. Em anexo junta-se material para divulgar, nomeadamente nas redes sociais.
Convido a ler a mensagem do Santo Padre para este dia. A praticar e divulgar as orientações para uma pastoral intercultural, revisitar e partilhar os vídeos produzidos pela secção migrantes e refugiados do Dicastério para o desenvolvimento humano integral, https://migrants-refugees.va/pt/recursos/video/, para melhor vivermos o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que este ano excepcionalmente irá ser celebrado a 4 e 5 de outubro. O que não invalida que algumas dioceses assinalem no último domingo de setembro.
Informo e peço que acompanhem com a vossa oração, a pequena delegação portuguesa composta pelo bispo, OCPM, agentes pastorais que preparam-se para estar em Roma nesse fim-de-semana.
As mais fraternas saudações
Eugénia Costa Quaresma
Obra Católica Portuguesa de Migrações
Download de Ficheiros
Cartaz
Folheto
Relacionadas
2025.07.25
Vatican News - Bianca Fraccalvieri
Papa: a coragem e a tenacidade dos migrantes são testemunho heróico de fé
Partilhar