Arquidiocese de Braga

Vatican Media

18 outubro 2022

Notícia

A. Papa Francisco irá realizar diálogo sinodal com estudantes de nove países africanos

A reunião é um esforço para continuar o compromisso do Sínodo de ouvir diretamente as vozes em toda a Igreja Católica.

3 outubro 2022

Notícia

A. Diplomata do Vaticano na África Austral afirma que a pobreza ameaça a sinodalidade

D. Peter B. Wells disse que o caminho conjunto ou a sinodalidade são evidentes quando as pessoas de Deus se escutam umas às outras e ouvem o que Deus está a dizer a todas elas.

Baz Ratner/Reuters via CNS

29 setembro 2022

Notícia

A. Estudiosos bíblicos africanos chamam protecção ambiental de “mandato divino”

Organização de estudiosos bíblicos africanos descreveu a África como o epicentro da biodiversidade num comunicado de 16 de Setembro.

Guy Aimé Eblotié/LCA

28 setembro 2022

A. A Igreja em África e as mulheres vítimas de violência doméstica

Tendo em conta a alta taxa de feminicídio e a oposição católica ao divórcio, a Igreja está a fazer o suficiente para proteger as mulheres dos abusos conjugais?

28 setembro 2022

A. Bispo Congolês recentemente ordenado aposta na sinodalidade

D. Richard Kazadi iniciou o seu primeiro “ano pastoral” completo na Diocese de Kolwezi, na República Democrática do Congo, com um itinerário traçado a partir da sinodalidade.

22 setembro 2022

A. Catequese deve ser repensada em África, diz teólogo

Entrevista com o padre Eleuthère Ouensavi, professor do Instituto Missionário Católico de Abidjan, na Costa do Marfim.

Baz Ratner/Reuters via CNS

22 setembro 2022

Notícia

A. Insegurança alimentar leva milhões de pessoas a deixarem as suas casas na África Oriental

Em Maio de 2022, a África Oriental contava com 58,2 milhões de pessoas com alimentos insuficientes para consumo, segundo dados oficiais.

16 setembro 2022

Notícia

A. Bispos da República Centro-Africana recusam-se a fazer parte da comissão que irá redigir a nova Constituição

“Acreditamos que a palavra deveria ter sido dada primeiro ao povo centro-africano”, alertaram.

8 setembro 2022

Notícia

A. “Estamos a baptizar Africanos, mas não a torná-los cristãos”

Teólogo que em breve será ordenado bispo de uma diocese na Costa do Marfim diz que a Igreja em África precisa de formar e utilizar melhor os dons dos leigos.

1 setembro 2022

A. Bispos da África Austral querem mais coordenação sobre os migrantes

Prelados católicos estão a explorar formas de estender o cuidado pastoral aos imigrantes, particularmente os da indústria mineira, na África do Sul.