Arquidiocese de Braga

COMECE

7 outubro 2022

Notícia

A. Bispos europeus lançam nova plataforma para envolvimento da juventude

Lançada a 5 de Outubro, a YouthNet é uma iniciativa da COMECE e baseia-se em duas convenções juvenis católicas anteriores em grande escala, realizadas em Junho de 2021 e Junho de 2022.

8 julho 2022

Notícia

A. Bispos europeus lamentam resolução sobre o aborto

A COMECE pede que as instituições europeias trabalhem “por mais unidade entre os europeus”, evitando criar mais “barreiras ideológicas e polarização”.

28 junho 2022

Notícia

A. Comunidade de Sant’Egídio: “Não há «efeito de atracção» maior do que a guerra e a pobreza”

O que aconteceu em Nador, em Marrocos, diante da passividade das autoridades espanholas, é consequência de um olhar egocêntrico focado num conceito de segurança fronteiriça que criminaliza a migração e não aborda as suas causas profundas.

JONAS ROOSENS/BELGA/AFP

9 maio 2022

A. Movimento de Trabalhadores Cristãos lamenta guerra “terrível” na Ucrânia

Os trabalhadores cristãos advertem que “o crime na Ucrânia poderia transformar-se não só numa guerra mundial, mas também numa guerra nuclear”.

24 março 2022

Notícia

A. “A União Europeia só avança no último minuto”

José Manuel Fernandes é deputado ao Parlamento Europeu desde 2009. Natural de Vila Verde, é coordenador do Partido Popular Europeu na comissão do orçamento da União Europeia. Aproveitamos o Trânsito de São Bento, Patrono da Europa (que foi celebrado a 21

Tyler Hicks/The New York Times

21 janeiro 2022

A. Bispos europeus pedem diálogo para resolver tensão com Rússia

A acumulação de uma centena de milhar de soldados russos perto das fronteiras com a Ucrânia tem aumentado a tensão entre Estados Unidos, Europa e Rússia, e colocado mais pressão numa resolução diplomática.

Council of Europe

21 junho 2021

A. Robert Schuman considerado venerável

Papa Francisco aprovou no passado Sábado as virtudes heróicas do estadista francês e "um dos promotores da unificação europeia".

12 janeiro 2021

A. Alto Comissariado pede à UE um novo capítulo na protecção dos refugiados

Os principais pedidos centram-se num maior apoio às regiões onde vive a maioria dos refugiados e uma reforma sustentável do sistema de asilo.

9 julho 2020

Notícia

A. Igrejas cristãs pedem reforço do projecto europeu

A reunião abordou as prioridades da presidência alemã e deixou recomendações políticas das Igrejas da União Europeia.

8 maio 2020

A. Jesuítas europeus pedem solidariedade à UE

O apelo surge no 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e 70 anos após a declaração de Schuman.