Arquidiocese de Braga

CNS / Vatican Media

5 setembro 2022

A. A teimosa oposição ao Vaticano II “não é católica”, diz cardeal

O bispo emérito de Leeds tem um dos cargos mais sensíveis e exigentes no governo central da Igreja, que exige trabalho em estreita colaboração com o Papa e com os bispos do mundo na supervisão do culto Católico.

SNC/Paul Haring

2 setembro 2022

Notícia

A. O que é um consistório de cardeais?

O Papa Francisco convocou um consistório de cardeais para os dias 29 e 30 de Agosto para analisarem a nova constituição da Santa Sé, “Predicate Evangelium”. Nestas linhas explicamos o que é um consistório e sua importância.

AP Photo/Andrew Medichini

1 setembro 2022

Notícia

A. Próximos e sensíveis: o pedido de Francisco aos cardeais no consistório

O Papa falou aos cardeais do “fogo” que Jesus “trouxe à Terra” e do que arde lentamente no dia-a-dia.

Andrew Medichini/AP

1 setembro 2022

Notícia

A. Papa urge cardeais a imitar os discípulos na evangelização

Francisco pediu para manter viva nos corações dos cardeais a admiração por Deus, já que ela é “um caminho de salvação”.

3 junho 2022

A. Papa Francisco dá nova lição de Teologia Africana

Membro da Comissão Teológica Internacional diz que o Papa fez uma declaração eclesiológica com os dois africanos que nomeou entre os últimos cardeais.

1 junho 2022

Notícia

A. Bispo que foi vítima de tribalismo será o próximo cardeal da Nigéria

A decisão do Papa de tornar o bispo Peter Okpaleke cardeal no consistório de Agosto tem um forte valor simbólico.

30 maio 2022

Notícia

A. Giorgio Marengo, o cardeal mais jovem de Francisco: 47 anos e missionário da Consolata na Mongólia

O Papa dá um salto geracional ao apostar neste religioso italiano que é pastor de uma periferia católica de apenas 1.400 fiéis.

16 maio 2022

Notícia

A. Quem virá depois de Francisco?

Embora o actual Papa ainda esteja a avançar com um itinerário ambicioso de liturgias, encontros e até viagens ao exterior, é sem dúvida a etapa final do seu pontificado.

24 fevereiro 2022

Notícia

A. A Sinodalidade e o papel dos Núncios, em debate no último Conselho dos Cardeais

A teóloga salesiana Linda Pocher reflectiu com os cardeais sobre a mulher e o “princípio mariano” na Igreja.

5 setembro 2019

A. Os novos cardeais da Igreja Católica

Fique a conhecer um pouco de cada um dos novos cardeais.