Arquidiocese de Braga

Etiqueta Concílio Vaticano II

18 outubro 2022

Notícia

A. A mudança não é fácil na Igreja Católica, seja com o Vaticano II ou com o Papa Francisco

Artigo de opinião do Pe. Thomas Reese, Sj.

17 outubro 2022

Notícia

A. Jean-Claude Hollerich: "Sem o Concílio Vaticano II, a Igreja hoje seria uma pequena seita”

O “Vida Nueva” conversou com o arcebispo jesuíta de Luxemburgo, presidente da COMECE e Relator Geral do Sínodo.

13 outubro 2022

A. Porque está o Papa Francisco tão interessado em celebrar o Vaticano II

O primeiro Papa a ser ordenado sacerdote após o Vaticano II mostrou um apego particular ao Concílio, principalmente através da liturgia e da sinodalidade.

Synod

10 outubro 2022

A. O Sínodo é um dos “legados mais preciosos” do Vaticano II

Mensagem da Secretaria Geral do Sínodo por ocasião dos 60 anos da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II.

CNS / Vatican Media

5 setembro 2022

A. A teimosa oposição ao Vaticano II “não é católica”, diz cardeal

O bispo emérito de Leeds tem um dos cargos mais sensíveis e exigentes no governo central da Igreja, que exige trabalho em estreita colaboração com o Papa e com os bispos do mundo na supervisão do culto Católico.

STEFANO SPAZIANI/PICTURE-ALLIANCE/DPA/AP IMAGES

19 julho 2022

Notícia

A. “Traditionis custodes”: um ano depois, a “aceleração” do Papa Francisco na liturgia

Desde a publicação do motu proprio “Traditionis custodes”, em Julho de 2021, o Papa Francisco multiplicou as iniciativas relacionadas com a liturgia. No Vaticano, os funcionários são marcados pelos testemunhos de bispos que vieram relatar relações muito d

6 julho 2022

A. Bispo mais velho do mundo morre aos 102 anos

Laurent Noel era o prelado mais velho desde a morte do espanhol Damián Iguacén Borau, emérito da diocese Nivariense.

CNS / Ryan Blystone

1 junho 2022

Notícia

A. D. McElroy: O Papa Francisco e o Vaticano II dão-nos um roteiro para o processo sinodal

Centenas de milhares de católicos envolveram-se com a Igreja nas suas alegrias, tristezas e esperanças para o que a Igreja pode ser hoje e amanhã.

Independent/Alamy

25 janeiro 2022

A. Mulheres não devem ser “apagadas” do sínodo

As contribuições das mulheres para o processo sinodal devem ser “o mais públicas possível” para evitar qualquer tentativa de apagá-las, disse a professora Tina Beattie, teóloga e radialista.

Lothar Wolleh

3 janeiro 2022

A. Trabalho de casa pós-Natal

A melhor maneira de perceber o que o Vaticano II alcançou é ler os documentos que os bispos produziram e votaram. Dar-nos-ão uma base para ocuparmos o nosso lugar no processo sinodal.