18 outubro 2022

A mudança não é fácil na Igreja Católica, seja com o Vaticano II ou com o Papa Francisco

Fotografia DR

DACS com Religion News Service

Artigo de opinião do Pe. Thomas Reese, Sj.

Há sessenta anos, cerca de um mês depois de eu ter entrado no noviciado jesuíta em Los Gatos, Califórnia, o Concílio Vaticano II começou em Roma. Ninguém se preocupou em contar aos noviços sobre o evento. O Concílio durou três anos, durante os quais fiz os votos e estudei Latim e Grego sem saber o que estava a acontecer no Concílio.

Naquela época pré-Vaticano II, o noviciado era o que os sociólogos chamam de “instituição total”, completamente isolada do resto do mundo, sem acesso a jornais, rádio ou televisão. Excepto quando fui ao dentista, não falei com uma mulher fora da minha família durante quatro anos. A ideia era isolar-nos do mundo para que pudéssemos dedicar-nos à nossa formação jesuíta.

Por exemplo, estávamos em retiro durante a crise dos mísseis Cubanos e ninguém se preocupou em dizer-nos o que estava a acontecer. Durante uma pausa nos nossos estudos, encontrei uma cópia descartada do documento U.S. News & World Report e li de capa a capa antes de perceber que tinha um ano.

De alguma forma, não me lembro como, ouvi que o Concílio tinha emitido documentos. Juntamente com um colega, fui ter com o reitor da casa e perguntei se poderíamos ter cópias dos documentos do Vaticano II. Ele disse que teria que pensar sobre isso e consultar alguns dos professores.

Finalmente decidiram que nós os dois poderíamos ter cópias dos documentos, mas os mesmos não seriam disponibilizados aos nossos colegas. Um mês depois, eram de leitura obrigatória para todos.

O reitor era um homem maravilhoso e um erudito shakespeariano que podia recitar de memória centenas de versos de Shakespeare. O corpo docente era constituído por estudiosos de Latim e Grego. Estavam totalmente fora de contacto com o mundo moderno.

Relato esta história para mostrar como muitos jesuítas estavam despreparados para as mudanças que aconteceriam por causa do Concílio. Passamos quatro anos a ir à missa diária em Latim e nunca espermos ver a missa em inglês. Fomos ensinados que a igreja era perfeita e não precisava de mudar.

Depois de quatro anos de isolamento em Los Gatos, fui para a Universidade de St. Louis para estudar Filosofia, e o inferno começou. A missa mudou para inglês, e começamos a receber do cálice. Enquanto isso, o mundo estava um caos com a guerra no Vietname e o conflito racial em casa. Estando no campus, já não podíamos ficar isolados do mundo.

Os encarregados da formação jesuíta deram pouca orientação porque também não entendiam o que estava a acontecer. Tornou-se difícil ver os superiores como a voz de Deus quando eles estavam tão claramente alheios às coisas.

Após cerca de cinco anos, as coisas finalmente acalmaram; foram nomeados superiores que entendiam o Vaticano II. Mas a transição foi difícil. Sentimo-nos como se estivessemos a segurar a nossa vocação com as pontas dos dedos e sem rede de segurança por baixo. Muitos foram embora.

As ordens religiosas abraçaram o Vaticano II mais rapidamente do que muitas dioceses. As ordens religiosas são mais adaptáveis ​​às mudanças do que as dioceses. Os bispos são nomeados e permanecem no cargo até os 75 anos de idade. Os superiores religiosos são eleitos por mandatos fixos. Em termos seculares, podemos dizer que as ordens religiosas são empreendedoras, enquanto as dioceses são como burocracias estatais. Historicamente, a mudança e a reforma vêm de ordens religiosas e não da hierarquia.

Relato esta história porque, infelizmente, muitos seminaristas e jovens sacerdotes passaram novamente pela mesma transição. Durante os pontificados de João Paulo e Bento, os seminários diocesanos regressaram ao modelo pré-Vaticano II de isolamento do mundo. Foram novamente informados de que a igreja tinha todas as respostas, e era o seu trabalho quando se tornassem padres para colocar os leigos em forma. Até foram ensinados a amar a antiga missa em latim.

Depois veio Francisco e, como João XXIII, abriu as janelas para deixar entrar ar fresco na igreja. Infelizmente, as pessoas que dirigem os seminários diocesanos estavam tão despreparadas para Francisco quanto as minhas estavam para o Vaticano II. Os seus bispos estavam tão alheios quanto os meus superiores.

Mais uma vez, as ordens religiosas foram mais rápidas em abraçar a mudança sob Francisco do que as dioceses.

O meu coração está com os seminaristas diocesanos e os jovens sacerdotes que estão a passar pelo atual trauma da mudança sob o Papa Francisco. Posso simpatizar com eles porque “estive lá, fiz o mesmo”.

Com base na minha própria experiência, a minha recomendação aos seminaristas e jovens sacerdotes é confiar no Espírito. Ouçam e tentem entender de onde Francisco está a vir e para onde está a tentar levar a Igreja. Estudem as Escrituras e a história da igreja. Vão ensinar-vos que o pluralismo e a mudança são constantes na igreja.

Não tenham medo da ambiguidade e da incerteza. Deus é fiel. Jesus é compassivo e amoroso.

Artigo do Pe. Thomas Reese, Sj, publicado no Religion News Service a 17 de outubro de 2022.