Arquidiocese de Braga

Amanda Perobelli/Reuters via CNS

5 setembro 2022

A. Igreja alerta sobre violência recorde contra indígenas no Brasil

O número de suicídios, 148, foi o maior já registado, segundo o relatório.

REPAM

29 julho 2022

A. Rede Eclesial Amazónica anuncia nova presidência, incluindo duas mulheres

Nesta nova etapa, foram criadas três vice-presidências como “parte de uma nova configuração após um profundo processo de diálogo”.

AP Photo/John Locher

29 julho 2022

A. Papa pede perdão pelo “mal” dos abusos sexuais

Francisco invocou o exemplo de São François de Laval, primeiro bispo do Québec, que criticou os que rebaixavam os povos indígenas.

Ian Willms/The New York Times

26 julho 2022

A. Papa reforça pedido de perdão a indígenas no Canadá

Francisco pediu perdão pelo envolvimento de católicos em escolas onde crianças nativas foram forçadas a assimilação cultural, muitas foram sexual ou fisicamente abusadas e morreram.

AP Photo/Andrew Medichini

25 julho 2022

Notícia

A. Principal prelado canadiano espera que a viagem papal possa ajudar o país a “virar a página”

O bispo Raymond Poisson, de Saint-Jérôme, Quebec, e presidente da Conferência Canadiana dos Bispos Católicos (CCCB), disse que a viagem é “um presente de Deus e um acto generoso do Papa”

Conferência Episcopal do Canadá

22 julho 2022

Notícia

A. Comunidades indígenas do Canadá promovem "marcha pela cura" na viagem do Papa

A caminhada, em três etapas, vai unir indígenas e não-indígenas em volta do tema da cura, “tanto individual quanto colectivamente”.

CNS

18 julho 2022

A. Por que é importante a visita do Papa ao Canadá

A próxima viagem do papa ao Canadá é mais do que apenas uma visita, é um momento para que os povos indígenas se reconciliem com um Jesus Cristo inculturado, um Cristo que os indigenistas gostariam de rejeitar.

UISG

14 julho 2022

Notícia

A. No meio da pressão para novos papéis femininos, as Irmãs destacam o que já estão a fazer

Na quarta-feira, 13 de Julho, a União Internacional das Superioras Gerais (UISG) lançou a segunda fase de uma campanha que mostra seu envolvimento em cargos de liderança e advocacia em vários ministérios em todo o mundo.

16 maio 2022

A. Papa visita o Canadá de 24 a 30 de Junho

A viagem está enquadrada “no contexto do processo pastoral de reconciliação com os povos indígenas e, assim, promover encontros significativos de diálogo e cura”.

CIMI

23 setembro 2021

A. Conselho Indígena Missionário desmente discurso de Bolsonaro na ONU

Entidade eclesial denuncia que “a realidade em que vivem os povos indígenas, sob o actual governo, é de violência”.