26 setembro 2022

Cardeal Czerny: “Trabalhar em conjunto para melhorar a educação dos migrantes”

Fotografia AFP

DACS com Vatican News

Numa conferência internacional sobre educação de refugiados e migrantes patrocinada pela Pontifícia Universidade Gregoriana, o Cardeal Michael Czerny, SJ sublinha a importância de trabalhar em conjunto para oferecer oportunidades educacionais a migrantes

“É apenas através de esforços conjuntos de académicos, bem como líderes de ONGs, agências internacionais e organizações de ajuda humanitária que podemos alcançar e sustentar obras fundamentais de justiça, compaixão e dignidade humana”, disse o cardeal Michael Czerny na segunda-feira.

O Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral falava numa conferência internacional focada em “Iniciativas na educação de refugiados e migrantes. Avançar. Aprofundar. Juntos”.

Na conferência organizada pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o Cardeal Czerny sublinhou primeiro o conceito de união, apesar de reconhecer que não há uma abordagem única adequada para enfrentar as actuais crises que afectam a educação de migrantes e refugiados.

No entanto, observou, o doutrina social da Igreja pode oferecer uma estrutura que pode ajudar os participantes a “explorar, partilhar ideias e começarem a mover-se juntos”.

Desafios da educação para os migrantes

Ao abordar a ideia de “avançar”, o cardeal insistiu na importância de se investigar os desafios para a educação de migrantes e refugiados. É necessário, disse, estar preparado para oferecer oportunidades educacionais em vários locais sob diversas circunstâncias, e sugeriu que as organizações católicas possam oferecer exemplos de boas práticas, incluindo o ensino à distância e bolsas de estudo para migrantes e refugiados.

Observou, também, que “oportunidades de trabalhar, ganhar a vida e ser autossuficiente são as formas mais eficazes para os refugiados construírem as suas vidas”. Este é um aspecto importante da educação de nível superior, onde uma maior discrepância é vista entre as experiências dos refugiados e os seus pares da comunidade de acolhimento.

O Cardeal Czerny também destacou a necessidade de reconhecimento mútuo das qualificações académicas, cursos de formação para agentes pastorais e educação internacional e interdisciplinar, que inclui a partilha de recursos.

Finalmente, o Cardeal destacou a importância de uma educação integral que não se concentre apenas na formação prática e técnica. Em vez disso, seguindo o Papa Francisco, o Cardeal Czerny enfatizou a necessidade de educar “a cabeça, o coração e as mãos”, para uma educação integral.

“Governos, profissionais, comunidades e a Igreja têm responsabilidades complementares de proporcionar acesso a oportunidades educacionais significativas a refugiados e migrantes, trabalhando lado a lado com uma missão clara e generosidade de espírito”, concluiu o Cardeal, para “oferecer aos que foram arrancados das suas casas, a oportunidade de uma educação de qualidade para se tornarem homens e mulheres para os outros, todos irmãos, cuidadores da nossa casa comum”.

Artigo de Christopher Wells, publicado no Vatican News a 26 de Setembro de 2022.