17 setembro 2021

Conferência Episcopal Espanhola já tem equipa para preparar o Sínodo

Fotografia CEE

DACS com Vida Nueva Digital

Dois bispos, dois sacerdotes, três leigos e um religioso integram o grupo que irá apoiar a celebração da fase diocesana do Sínodo dos Bispos.

A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) já conta com a sua equipa de trabalho para preparar o Sínodo da Sinodalidade. Ontem à tarde realizou-se o primeiro encontro do grupo que irá apoiar a celebração da fase diocesana do Sínodo dos Bispos.

O Papa Francisco queria que a XVI Assembleia Sinodal dos Bispos, a ser realizada em Roma em Outubro de 2023 com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, fosse dividida em três fases: uma diocesana, outra continental, e outro para a Igreja universal. Por este motivo, o Secretariado do Sínodo previu que em cada Conferência Episcopal fosse criada uma equipa sinodal que pudesse servir para a fase diocesana e continental.

Vicente Jiménez no comando

A Assembleia Plenária encarregou Vicente Jiménez, Arcebispo Emérito de Saragoça, de dirigir o trabalho da equipa e a Comissão Executiva nomeou os seus membros, segundo os critérios fornecidos pelo Secretariado do Sínodo, que convidou à presença das várias vocações na Igreja.

A equipa é formada por Luis Argüello, Secretário Geral da CEE; Isaac Martín, leigo da Arquidiocese de Toledo; Olalla Rodríguez, leiga da Renovação Carismática Católica; Dolores García, presidente do Fórum de Leigos; Luis Manuel Romero, director da Comissão Episcopal para os Leigos, Família e Vida; María José Tuñón, ACI, directora da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada; e Josetxo Vera, director da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais.

Três leigos, dois bispos, dois padres e uma freira estarão encarregados desta tarefa. Neste primeiro encontro já foi discutido como ajudar as dioceses na convocação da fase diocesana, que terá início entre os dias 16 e 17 de Outubro, uma semana após a abertura no Vaticano do caminho sinodal, a cargo do Papa Francisco (11 de Outubro).

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 17 de Setembro de 2021.