27 setembro 2021

Sínodos e conselhos plenários estão a acontecer por todo o mundo. O objectivo? Conversão.

Fotografia CNS / Harald Oppitz, KNA

DACS com CNS / America

A conversão, e não apenas o desenvolvimento de novas regras e procedimentos, está no centro de vários sínodos nacionais e processos de conselho plenário, particularmente na Alemanha, Austrália e Irlanda.

Desde a sua eleição, em Março de 2013, o Papa Francisco tem apelado a uma verdadeira conversão dentro da Igreja Católica, na qual todos os baptizados se tornem “discípulos missionários”, onde a ordenação – como sacerdote ou bispo – significa serviço e não poder, e onde quem sofre encontra um ouvido atento, um coração misericordioso e uma mão amiga.

Em muitos países, centenas ou milhares de casos de abuso sexual clerical tornaram a necessidade de conversão dolorosamente óbvia e levaram a uma avaliação de como o poder é visto, exercido e protegido dentro da igreja.

“A reforma da Igreja é ainda mais necessária por causa dos abusos religiosos e sexuais que foram recentemente descobertos. A Igreja deve ser um lugar seguro para todas as pessoas. Agora [a Igreja] tem que admitir que é frágil e mudar a forma como o poder é exercido para recuperar alguma credibilidade”, disse a Irmã Missionária Nathalie Becquart, subsecretária do Sínodo dos Bispos, ao Global Sisters Report em Abril.

Em nenhum outro lugar o escândalo dos abusos e a jornada sinodal coincidiram de forma tão dramática como na Alemanha.

O cardeal Reinhard Marx, de Munique e Freising, que era presidente da Conferência Episcopal alemã quando os bispos e o Comité Central dos Católicos Alemães, liderado por leigos, lançaram um “Caminho Sinodal”, ofereceu-se recentemente para renunciar aos 67 anos, dizendo que os bispos devem começar a aceitar a responsabilidade pelas falhas institucionais da Igreja em lidar com a crise de abusos sexuais clericais.

“Não ajudei eu a promover formas negativas de clericalismo com o meu próprio comportamento e as falsas preocupações sobre a reputação da Igreja?”, disse, afirmando que os bispos se devem questionar desta forma.

Na sua carta ao Papa, o cardeal Marx disse que “alguns membros da igreja se recusam a acreditar” que existe uma responsabilidade institucional e partilhada pela crise dos abusos e pelo modo como a Igreja está la lidar com ela.

Essas mesmas pessoas, disse o cardeal, “portanto, desaprovam a discussão de reformas e renovação no contexto da crise dos abusos sexuais”.

Recusando a oferta do cardeal de renunciar, o Papa respondeu a 10 de Junho: “Toda a Igreja está em crise por causa da questão dos abusos; mais ainda, a Igreja hoje não pode dar um passo adiante sem aceitar esta crise. A «política da avestruz» não leva a lugar nenhum”.

Embora o Papa Francisco tenha feito alguns comentários críticos sobre o Caminho Sinodal Alemão, nomeadamente alertando os católicos alemães sobre a tentação de se concentrarem nas estruturas da Igreja em vez da conversão, a sua recusa em aceitar a renúncia do Cardeal Marx foi vista por muitos observadores como um endosso do processo.

Falando aos bispos da Irlanda em Março, o Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, reconheceu o desafio de reviver a Igreja e o seu alcance missionário, “especialmente considerando que a reputação da Igreja foi destruída por escândalos” e que a maioria dos católicos irlandeses não praticam mais a fé regularmente.

“Esta é a Igreja: uma Igreja ferida”, disse o cardeal.

Mas, afirmou, citando o Papa Francisco: “Apenas o reconhecimento de uma Igreja ferida, uma ordem ferida, uma alma ou coração ferido nos leva a bater na porta da misericórdia nas feridas de Cristo”.

“Num ambiente social onde a credibilidade da autoridade hierárquica está a ser continuamente minada e questionada, uma via sinodal animada por este novo estilo de liderança partilhada pode ajudar a Igreja a recuperar a sua capacidade de «falar com autoridade», porque o processo de ouvir a todos, inclusive leigos, e discernir juntos o caminho a seguir, garantirá a presença do Espírito Santo”, disse o Cardeal Grech aos bispos irlandeses.

O bispo australiano Vincent Long Van Nguyen, de Parramatta, numa palestra em Junho sobre as suas esperanças para o conselho plenário da Austrália, disse que “poucos católicos têm qualquer apetite por mudanças cosméticas, mediocridade ou pior, restauracionismo disfarçado de renovação”.

“Temos lutado sob o peso do antigo paradigma eclesial de ordem clerical, controlo e hegemonia com uma tendência para o triunfalismo, pompa autorreferencial e presunção”, afirmou durante a conferência, tendo sido o texto posteriormente publicado pelo seu jornal diocesano, o Catholic Outlook.

A Igreja na Austrália, explicou, foi “humilhada e reduzida à quase irrelevância pela crise dos abusos sexuais”, mas a consciência da gravidade dos pecados do passado gerou “um ímpeto sem precedentes para uma reforma profunda”.

“Ansiamos por uma Igreja que se comprometa com um futuro orientado por Deus de discipulado igual, harmonia relacional, integridade e sustentabilidade”, disse o cardeal. “Enquanto não tivermos a coragem de admitir as velhas formas de ser Igreja, que estão imersas numa cultura de poder clerical, dominação e privilégio, não podemos elevar-nos a uma forma de humildade, inclusividade, compaixão e impotência semelhante à de Cristo”, concluiu.

Artigo de Cindy Wooden, publicado em Catholic News Service e America – The Jesuit Review, a 24 de Setembro de 2021.