19 outubro 2021

Polónia vê queda significativa nas admissões ao Seminário

Fotografia M. MIGLIORATO / CPP / CIRIC

DACS

Na outrora firme pátria católica de São João Paulo II, há menos 20% de homens a formarem-se para o sacerdócio este ano em comparação com 2020.

O presidente da Conferência dos Seminários Maiores da Polónia, Piotr Kot, revelou que a terra natal de São João Paulo II, outrora firmemente católica, está a viver uma queda de 20% nas matrículas no seminário este ano.

Kot disse à agência de notícias católica polonesa KAI na semana passada que há apenas 356 homens em formação sacerdotal este ano, em comparação com 441 em 2020 e 828 há apenas nove anos.

A queda nos números regista-se à sombra dos escândalos de abuso sexual que abalaram violentamente a Igreja na Europa Oriental. Mas Kot insistiu que é difícil ter uma certeza real sobre as razões do declínio.

“É difícil fazer um diagnóstico inequívoco. Deus certamente não parou de falar ao coração dos jovens. No entanto, aqueles que ouvem o convite podem ter vários motivos para resistir”, disse o responsável.

“Às vezes sentem-se indignos ou incapazes de levar tal vida”, disse Kot. “Por trás disto podem estar histórias difíceis do passado: falta de modelos apropriados em casa, vícios precoces, problemas de personalidade e distúrbios de identidade”, observou.

“Tendências individualistas”

O sacerdote também destacou que esta diminuição do número de seminaristas se distribui de forma relativamente semelhante entre dioceses e ordens religiosas, com menos 47 candidatos a diocesanos e menos 38 candidatos a ordens religiosas.

“Os jovens no mundo moderno têm fortes tendências individualistas, em torno da sua carreira, da sua realização pessoal. Tendo essa mentalidade, é difícil decidir sacrificar a vida pelos outros”, disse o presidente da Conferência dos Seminários Maiores.

“Alguns hesitam em seguir o chamamento da vocação, porque uma imagem negativa da Igreja e do sacerdócio é transmitida à sua volta”, admitiu. Essa observação foi amplamente reforçada nos últimos anos pelos muitos escândalos de abuso sexual que abalaram a Igreja na Polónia.

O jornalista Tomasz Sekielski produziu um documentário sobre o abuso sexual na Igreja em 2019 que despertou a ira de muitos poloneses. A comissão estatal de pedocriminalidade publicou um documento em Julho passado que mostrava que 30% dos casos de abuso sexual de menores cometidos entre 2017 e 2020 tinham sido cometidos por membros do clero.

“Problema sistémico”

Esta figura ilustra a extensão do problema sistémico do abuso sexual na Igreja na Polónia, que levou a várias iniciativas para lutar contra este flagelo. A Igreja anunciou em Junho passado que tinha recebido 368 denúncias nos últimos dois anos, um número surpreendentemente baixo que deixou muitos observadores perplexos.

O Papa Francisco emitiu o motu proprio “Vos estis lux mundi” em 2019 para lidar com os bispos que lidam mal ou tentam encobrir os casos de abusos. Desde a sua publicação, o Vaticano emitiu uma série de sanções disciplinares contra nove bispos poloneses só no ano passado.

A última foi contra o arcebispo aposentado Marian Golebiewski, de Wroclaw. O prelado de 83 anos foi considerado culpado de “negligência” nos casos de abuso sexual de menores por padres.

Mas, apesar do declínio das vocações, a Polónia continua a ser um dos países da Europa com o maior número de vocações sacerdotais. E ainda é considerada uma nação católica.

Artigo de Malo Tresca, publicado no La Croix International a 18 de Outubro de 2021.