13 janeiro 2022

II Domingo do Tempo Comum

Paulo Alexandre Terroso Silva

Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos: 18 a 25 de Janeiro. ‘Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos Adorá-Lo’ (Mt 2, 2) é o tema para o ano de 2022, que foi preparado pelo Conselho de Igrejas do Médio Oriente. Este ano a celebração ecuménica é

II Domingo do Tempo Comum
Ano 11 – n. 3 [versão impressa]

Pensamento da Semana
O Papa Francisco foi o primeiro grande líder a falar das questões do ambiente, muito antes da Greta Thunberg. A Greta é uma “estrela”, mas a encíclica Laudato Si’ precede tudo isso. Há aqui um sentido de urgência e de autenticidade que nos interpela a todos, há uma autenticidade naquilo que o Papa diz e faz, como se comporta… o Papa Francisco (...) é uma personalidade autêntica, que nos toca pelo realismo, pela convicção e pela coerência das suas posições.
[Isabel Capeloa Gil]

17 — S. Antão, abade [MO]
20 — S. Fabião, papa e mártir [MF]; S. Sebastião, mártir [MF]
21 — S. Inês, virgem e mártir [MO]
22 — S. Vicente, diácono e mártir [MF]
23 — III Domingo do Tempo Comum

Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos: 18 a 25 de Janeiro
‘Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos Adorá-Lo’ (Mt 2, 2) é o tema para o ano de 2022, que foi preparado pelo Conselho de Igrejas do Médio Oriente. Este ano a celebração ecuménica é na Basílica dos Congregados, no dia 18 de Janeiro, terça-feira, às 21h. O momento de oração conta com as presenças de D. Sifredo, bispo da Igreja Metodista, D. Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), e de D. Jorge Ortiga, Administrador Apostólico.

Reunião Sinodal
Dia 22 de janeiro, sábado, temos a terceira reunião. O encontro tem lugar no salão da Basílica, com início às 15h15 e termina pelas 16h30.

Escola de Famílias aborda a infidelidade no casal
A Escola de Famílias vai ao Centro Paroquial de Pereira, em Barcelos, no dia 29 de Janeiro para debater a infidelidade nas relações dos casais na terceira sessão da edição do ano pastoral de 2021/22.
A sessão tem como convidados Juliana e Gonçalo Carvalho, um casal que vai partilhar o caminho percorrido enquanto família – particularmente com Gonçalo, militar, fora do país em missão em locais de conflito.
Haverá um testemunho escrito e anónimo de um casal, onde é partilhado um caminho de reencontro.Para além de decorrer presencialmente, a sessão será também transmitida através das plataformas digitais da Arquidiocese de Braga

Download de Ficheiros

II_Domingo_Comum_Ano_C_2022_Congregados.pdf