21 fevereiro 2022

Conferência Episcopal Espanhola ordena auditoria independente sobre abusos na Igreja

Fotografia De San Bernardo

DACS com Alfa & Omega

A empresa Cremades & Calvo-Sotelo vai abrir um canal para receber denúncias, rever os procedimentos legais e oferecer a sua colaboração às autoridades.

A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) anunciou esta segunda-feira que encarregou a empresa Cremades & Calvo-Sotelo de realizar uma auditoria independente sobre abusos sexuais na Igreja Católica em Espanha.

Este gabinete, conforme noticiado pela própria CEE, “vai abrir um canal independente para receber eventuais denúncias, vai rever os procedimentos legais que visam punir as práticas criminosas e vai oferecer a sua colaboração às autoridades para ajudar a esclarecer os factos e estabelecer um sistema de prevenção que atende às exigências sociais nesse sentido”.

O novo mecanismo será apresentado esta terça-feira em conferência de imprensa pelo Presidente da CEE e Arcebispo de Barcelona, ​​​​Cardeal Juan José Omella, e pelo Presidente da Cremades & Calvo-Sotelo, Javier Cremades.

A decisão de realizar a auditoria acontece depois de semanas de debate público sobre a relevância ou não de uma comissão de inquérito como resultado da proposta de vários grupos no Congresso dos Deputados. Pela sua parte, o Governo é a favor do Provedor de Justiça liderar a investigação dos casos.

Dentro da Igreja, tem havido vários bispos que não vêem com maus olhos que se possa realizar uma revisão destes crimes nas últimas décadas. O arcebispo de Madrid, o cardeal Carlos Osoro, confessou em entrevista ao El Confidencial que não tem “nenhum problema” em criar uma comissão de investigação independente, desde que o trabalho “seja feito a partir da verdade e em todas as áreas”.

O arcebispo de Burgos, Mario Iceta, sustenta que “uma eventual investigação ordenada por autoridades solventes, prestigiosas e verdadeiras” revela-se “necessária”.

Por sua vez, o bispo de Vitória, Juan Carlos Elizalde, sustenta que é o poder judicial que deve investigar e condenar um crime, embora valorize a proposta de um relatório liderado pelo Provedor da Justiça como “uma medida de transparência e justiça”.

Artigo de Fran Otero, publicado em Alfa & Omega a 21 de Fevereiro de 2022.