21 fevereiro 2022

Emilio Justo: “O celibato é uma forma de amar, mas às vezes é entendido mais como a exigência de não casar”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Dois professores da Pontifícia Universidade de Salamanca participam no Simpósio Teológico Internacional “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio” organizado no Vaticano.

Os professores da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de Salamanca, Gaspar Hernández e Emilio Justo, participaram no Simpósio Teológico Internacional “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio”, promovido pelo prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal Marc Ouellet, através do Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações.

Emilio Justo, que interveio com a comunicação “Sacerdócio e celibato: uma leitura teológica do caminho da Igreja ontem e hoje”, partilha algumas de suas propostas com o portal Vida Nueva.

O que é que a Congregação dos Bispos oferece com este simpósio?

O simpósio quis reflectir sobre os fundamentos do sacerdócio. Situa-se no contexto da promoção da vocação cristã, que tem as suas raízes no baptismo. Reflectir sobre o sacerdócio é uma contribuição para aprofundar a experiência pessoal e eclesial.

Onde se situa actualmente o debate teológico sobre o sacerdócio?

Um tema fundamental de debate é a relação entre o sacerdócio ministerial e o sacerdócio comum de todos os baptizados. Isto refere-se à questão do significado do sacramento da Ordem na comunidade cristã e à questão da significatividade da vida sacerdotal. Em alguns casos, regressa à velha questão sobre até que ponto a vida pessoal do padre afecta o seu ministério. Certamente ajudará continuar a pensar na relação entre identidade sacramental, exercício do ministério e espiritualidade, ou seja, o que é o ministério, como é exercido e como é vivido.

A formação e o celibato são duas questões que estão em cima da mesa no programa. Porquê?

A formação é uma questão decisiva. Temos o grande desafio de encontrar uma forma de realização pessoal e eclesial que corresponda à identidade teológica do ministério ordenado. E isso tem uma dimensão formativa, viver o ministério com autenticidade e segundo o que a Igreja propõe e necessita. Quanto ao celibato, é uma questão permanente, pois afecta a compreensão da vida dos sacerdotes e o seu modo de viver e amar na comunidade cristã. O celibato é uma forma de amor, mas às vezes é entendido mais como a exigência de não casar. Afecta tanto o núcleo da existência dos sacerdotes que é necessário reflectir sobre isso. Tanto a formação como o celibato ajudam a pensar os aspectos fundamentais do sacerdócio.

A reflexão sobre a sinodalidade que está a ser feita, em que sentido implica a imagem que existe do sacerdócio?

A sinodalidade significa experiência comunitária, comunhão, participação e responsabilidade partilhada. Isto supõe que o sacerdócio não pode ser compreendido sem a comunidade cristã. Os sacerdotes são membros de uma comunidade e devem compreender-se a partir dela e viver para ela. A sinodalidade implica uma configuração comunitária essencial do ser sacerdote, contra todo o individualismo e contra qualquer forma de clericalismo. Neste sentido, a sinodalidade exige uma mudança em algumas formas de exercer o ministério. Por outro lado, o sacerdote representa sacramentalmente Cristo na comunidade e, por isso, é um gerador de comunidade. O sacerdote tem a tarefa de promover a experiência da sinodalidade na comunidade que serve. Deve exercer o seu ministério de forma sinodal, ajudando outros cristãos a participar na vida comunitária.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 20 de Fevereiro de 2022.