20 setembro 2022

Ortega também proíbe procissões na Nicarágua

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Polícia Nacional da cidade de Masaya defende que as celebrações não serão permitidas “por razões de segurança pública”.

Prisões de clérigos, perseguição policial nas paróquias... e agora, também, proibição de celebrações na via pública.

Tudo isto é o que, progressivamente, a ditadura de Daniel Ortega tem estabelecido na sua campanha de repressão contra a Igreja Católica na Nicarágua.

Foi a Arquidiocese de Manágua que tornou público, através de um comunicado, que as procissões que estavam previstas para os próximos dias não poderiam realizar-se.

“A Polícia Nacional da cidade de Masaya comunicou às Irmandades e Párocos das Paróquias de São Miguel Arcanjo e São Jerónimo, que por motivos de segurança pública não serão permitidas procissões nas respectivas festividades daquela cidade”, salienta a Arquidiocese.

Pedido de oração

Diante da notícia, a Igreja de Manágua convidou os “devotos e prometedores dos santos padroeiros a ter em mente que a fé e a devoção são um tesouro que carregamos nos nossos corações e a partir daí podemos prestar a devida homenagem com a força desse ancestral património nas nossas comunidades”.

Informou também que “as missas, novenas e celebrações litúrgicas típicas de ambas as festas serão realizadas de acordo com o programa de cada uma das paróquias nos respectivos templos”.

“Que São Miguel Arcanjo, São Jerónimo e a Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe da Igreja e rainha da paz, intercedam e ouçam as orações, obtenham a cura de todo o mal com o remédio de Deus”, conclui o comunicado da Arquidiocese.

Artigo de Elena Magariños, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de Setembro de 2022.