26 setembro 2022

Investigação Internacional de Mulheres Católicas oferece “percepções muito ricas” ao Sínodo dos Bispos

Fotografia DR

DACS com La Croix International

Investigação elucida as complexas realidades da vida das mulheres católicas, as formas como expressam a sua fé e as suas relações com a Igreja institucional.

Uma comunidade online que trabalha para criar espaço para diálogo e exploração teológica entre mulheres católicas de todo o mundo produziu uma extensa investigação que relata como as mulheres valorizam a sua identidade católica apesar de se debaterem com as instituições e estruturas da Igreja.

A rede Catholic Women Speak produziu o International Survey of Catholic Women (ISCW) para preparar uma submissão ao Sínodo dos Bispos como parte do processo consultivo do Sínodo 2021-2023 iniciado pelo Papa Francisco.

A investigação, elaborada e gerida por investigadores, foi publicada em Inglês, Francês, Polonês, Italiano, Mandarim, Alemão, Espanhol e Português, e distribuída entre 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) e 26 de Abril de 2022.

Atraiu mais de 17.000 respostas de 104 países.O objectivo do ISCW era reunir feedback sobre as experiências e percepções de mulheres católicas de todo o mundo.

Os tópicos incluíram identidade católica, questões significativas de preocupação e pontos de vista sobre a reforma da Igreja e o impacto do COVID-19 na fé e na prática das mulheres.

“O grande número de respostas indica claramente o desejo de muitas mulheres de partilharem as suas visões, aspirações e frustrações, e fazer com que os seus pontos de vista sobre a situação actual das mulheres na Igreja sejam conhecidos do Sínodo”, de acordo com um comunicado da Catholic Women Speak.

O relatório apresentado ao Sínodo inclui citações das respostas abertas que, juntamente com o panorama estatístico, reflectem as diversas perspectivas e preocupações das mulheres católicas.

Uma percepção importante extraída da pesquisa é que as mulheres católicas não constituem um grupo homogéneo, mas reflectem os diversos contextos culturais nos quais a sua fé é vivida.

No entanto, é uma área de preocupação que essa diversidade raramente seja representada nos documentos oficiais da Igreja, com muitas mulheres a lutar para verem a relevância de alguns ensinamentos da igreja nas realidades complexas das suas vidas, afirmou o comunicado.

Quase 90% das entrevistadas afirmaram a sua identidade católica de praticarem a sua fé e se envolverem com paróquias e comunidades católicas, mas têm problemas consideráveis ​​com instituições e estruturas católicas e a Igreja institucional.

Uma segunda descoberta importante é que a maioria acolhe a reforma da Igreja Católica, especialmente, mas não exclusivamente, no que diz respeito ao papel e representação das mulheres. Outras questões incluíam os ensinamentos da Igreja sobre sexualidade, respeito pela liberdade de consciência e o lugar das pessoas LGBTIQ dentro da Igreja; os papéis de liderança das mulheres nas instituições e cultos da Igreja, incluindo, para algumas, a ordenação de mulheres ao sacerdócio e/ou diaconato, e novo casamento após o divórcio civil.

Uma minoria de entrevistadas rejeitou a reforma e, em vez disso, expressou uma preferência para que a Igreja voltasse a um modelo pré-conciliar de autoridade e sacerdócio.

Uma terceira descoberta importante é que as entrevistadas identificaram o abuso sexual, físico e emocional de mulheres, crianças e outras pessoas vulneráveis ​​como uma questão dominante e uma maioria substancial estava preocupada com a prevalência de abuso, racismo e sexismo nos contextos da Igreja.

Outra descoberta importante é que as mulheres católicas estão profundamente preocupadas com a transparência e a responsabilidade na liderança e governação da igreja, identificando o clericalismo como tendo um impacto negativo na vida da igreja.

Houve também um alto nível de concordância de que era urgentemente necessário um modelo de Igreja menos hierarquizado e autoritário, com maior colaboração e partilha de responsabilidades entre o clero e os leigos.

“Embora o ISCW não pretenda ser representativo de todas as mulheres católicas, fornece uma percepção rica sobre as complexas realidades da vida das mulheres católicas, as formas através das quais expressam a sua fé e as suas relações com a Igreja institucional”, diz o comunicado.

As descobertas substanciais devem, portanto, informar mudanças duradouras e genuínas nas instituições, estruturas e práticas da Igreja, com base em todos os princípios da sinodalidade, pode ler-se.

Artigo do La Croix International, publicado a 22 de Setembro de 2022.