Arquidiocese de Braga

CNS / Tony Gentile, Reuters

2 setembro 2022

Notícia

A. Novidades nas finanças do Vaticano. Guia para entender as mudanças.

A publicação dos relatórios da Santa Sé e da Administração do Património da Sé Apostólica, conhecida pela sigla APSA, delineiam o estado das finanças do Vaticano, uma das grandes áreas reformadas nos últimos anos.

25 julho 2022

A. A reforma da Igreja é sistémica e não pessoal

As discussões no Conselho Plenário da Igreja Católica Australiana mostraram profundas divisões entre os reformadores e aqueles que se encontram apegados ao “status quo”.

23 junho 2022

A. Apenas a flutuar pela Cúria

Autoridades do Vaticano passaram as últimas três semanas à espera de uma onda de nomeações para a implementação da nova constituição apostólica para a Cúria Romana.

18 maio 2022

Notícia

A. Vaticano ordena reforma de comunidade religiosa após escândalo de abusos

As “Fraternidades Monásticas de Jerusalém”, uma série de comunidades fundadas em Paris em 1975, estão a passar por uma reforma imposta pelo Vaticano depois de o falecido fundador do grupo ter sido acusado de abuso.

Daniel Mafra/ Canção Nova

1 junho 2021

Notícia

A. Papa Francisco: "negligência do Pastor no uso do sistema penal mostra que ele não está a cumprir a sua função"

Nova Constituição apostólica sublinha que "a caridade exige que os Pastores recorram ao sistema penal sempre que necessário".

Osservatore Romano

23 janeiro 2016

A. Cerimónia do Lava-Pés aberta a mulheres

Grupo participante na cerimónia "pode ser composto por homens e mulheres e, convenientemente, jovens e idosos, sãos e doentes, clérigos, consagrados, leigos".