22 janeiro 2021

Catolicismo marcou a tomada de posse do novo Presidente dos EUA

Fotografia Reuters

DACS com America, The Jesuit Review e National Catholic Reporter

Joe Biden é católico e começou o dia com participação na eucaristia.

O Gabinete de Joe Biden – incluindo a vice-presidente, os chefes de 15 departamentos executivos e oito outros cargos-chave – será o mais racial e etnicamente diverso de todos os tempos. Entre eles estão seis afro-americanos, quatro hispânicos, três asiático-americanos e um nativo americano. Metade dos escolhidos são mulheres, constituindo também o maior número já nomeado para um gabinete presidencial.

Em termos das suas origens religiosas, os nomeados do Gabinete também são diversos. Assim como o presidente eleito, a maioria – pelo menos oito – é católica. Biden é católico, vai à missa regularmente e cita frequentemente as Escrituras.

A Constituição especifica que não deve haver nenhum critério religioso para ocupar cargos. E Biden provavelmente estava mais interessado em escolher pessoas que fossem amplamente representativas em termos de etnia, raça e género, não religião.

Mas, ainda assim, os católicos não deixam de ser uma maioria. E a importância da religião marcou bem o dia da tomada de posse do novo Presidente dos EUA.

Papa Francisco felicitou o novo Presidente dos EUA

© AFP

O Papa pediu ao novo presidente dos Estados Unidos da América que tenha atenção aos pobres e aos que “não têm voz” na sociedade norte-americana.

Na mensagem publicada no dia de tomada de posse da nova liderança do executivo dos EUA, Francisco afirma que, “num tempo em que graves crises enfrentadas pela nossa família humana pedem respostas unidas e de longo alcance, rezo para as que suas decisões sejam guiadas por uma preocupação pela construção de uma sociedade marcada pela autêntica justiça e liberdade, ao lado do incansável respeito pelos direitos e dignidade de cada pessoa, especialmente dos pobres, dos vulneráveis e daqueles que não tem voz.”

A mensagem para a tomada de posse do 46.º presidente dos Estados Unidos da América começa com votos de que Deus conceda a Joe Biden “sabedoria e força no exercício de seu alto cargo”.

“Sob a sua liderança, que o povo americano continue a encontrar força nos elevados valores políticos, éticos e religiosos que inspiraram a nação desde a sua fundação. Também peço a Deus, a fonte de toda sabedoria e verdade, que guie os seus esforços para promover a compreensão, a reconciliação e a paz dentro dos Estados Unidos e entre as nações do mundo, a fim de promover o bem comum universal”, acrescenta o Papa.

A mensagem conclui com uma bênção para Biden, a sua família e o “querido povo norte-americano”.

O presidente norte-americano Joe Biden tomou posse esta quarta-feira em Washington D.C., jurando sobre uma Bíblia familiar do século XIX. Kamala Harris tomou posse como 49.ª vice-presidente dos EUA, jurando sobre várias Bíblias com diferentes significados: a Bíblia familiar da figura da luta pelos direitos civis, Rosa Parks; uma Bíblia que pertenceu a Thurgood Marshall, o primeiro juiz afro-americano do Supremo Tribunal de Justiça norte-americano; e uma Bíblia pertencente a uma amiga próxima.

O padre jesuíta Leo J. O’Donovan, ex-presidente da Universidade de Georgetown e amigo de Biden, fez a oração inaugural, com apelos à unidade do país e à defesa do bem comum, citando o Papa Francisco para destacar a importância de “sonhar juntos”.

No seu discurso, Biden citou Santo Agostinho, bispo católico dos séculos IV-V, que na sua obra “A Cidade de Deus” define a nação como um conjunto de pessoas unidas “pelos objetos comuns do seu amor”.

Bispos dos EUA também saudaram Biden

Por ocasião da tomada de posse do presidente Biden, os bispos dos EUA também divulgaram uma mensagem de felicitações, com um convite para trabalharem juntos num “clima de diálogo construtivo”. A mensagem continha referências a assuntos mais delicados, como o aborto, a eutanásia e a pena de morte.

No dia de tomada de posse na Casa Branca, o Arcebispo de Los Angeles e Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, D. José H. Gomez, invocou "sabedoria e coragem" para o novo Presidente dos Estados Unidos.

“Para o nosso novo Presidente, imploramos a sabedoria que Salomão procurou quando se ajoelhou e orou por «um coração compreensivo para poder governar o povo e saber a diferença entre o certo e o errado». Confiamos no conselho da Carta de Tiago: «Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que dá generosamente a todos sem culpar, e ser-vos-á dada»”

O prelado sublinhou o compromisso a que é chamado o 46º presidente dos EUA: a liderança da nação, a cura das feridas infligidas pela pandemia e a necessidade de trabalhar pela superação das divisões políticas e culturais.

“Os bispos católicos não são participantes activos na política da nossa nação, mas pastores responsáveis de milhões de estadunidenses e atentos às necessidades de todos. Portanto, a missão a que são chamados é a de oferecer princípios arraigados no Evangelho de Jesus, amando o próximo e trabalhando por uma América que proteja a dignidade humana, favoreça a igualdade entre as pessoas, oferecendo as mesmas oportunidades e com o coração aberto aos sofredores e vulneráveis”, pode ler-se na mensagem.

A oração inaugural